OBJETIVO
Promover a formação de um educador que tenha uma análise crítica e reflexiva sobre a Educação Infantil e Fundamental no Brasil e Região, visando aprimorar a qualidade do atendimento oferecido às crianças e adolescentes. Reconhecer a importância de um trabalho pedagógico abrangente capacitando-os para uma atuação especializada com uma abordagem que engloba conceitos teóricos e práticos na educação, sua organização, gestão, políticas, desenvolvimento infantil e metodologias de ensino e aprendizagem adequadas a essas faixas etárias.
PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados que atuem ou não na área da Educação Infantil e Fundamental da região, como pedagogos, biólogos, sociólogos, filósofos, geógrafos, historiadores, matemáticos, educadores físicos, professores da educação especial, de letras, de língua estrangeira, das ciências religiosas e de artes e a todos aqueles pertencentes às áreas afins ligadas à educação na região de implantação do curso.
NÚMERO DE VAGAS E TURMAS
Serão ofertadas 100 (cem) vagas, em duas turmas de 50 (cinquenta) alunos por semestre letivo.y
CARGA HORÁRIA
O curso será ministrado de forma presencial e possui carga horária de 420 horas, sendo 360 horas para as disciplinas (obrigatórias), 40 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (optativa) e 20 horas de Estágio Curricular Supervisionado (optativa).
MATRIZ CURRICULAR
| MÓDULOS | Disciplinas | Carga horária (horas) | |
| I | 1 | Didática | 30 |
| 2 | Fundamentos da Educação Infantil e Fundamental | 30 | |
| 3 | Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola | 30 | |
| 4 | Ludicidade na Prática Pedagógica | 20 | |
| 5 | Educação Inclusiva | 15 | |
| II | 6 | Metodologia da Educação Infantil e Fundamental | 30 |
| 7 | A Criança e a Matemática | 30 | |
| 8 | Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil e Fundamental | 20 | |
| 9 | Natureza e Sociedade | 20 | |
| 10 | Avaliação da Aprendizagem Escolar | 20 | |
| III | 11 | Literatura Infantil e sua Importância no Desenvolvimento da Criança | 20 |
| 12 | Artes na Educação Infantil e Fundamental | 20 | |
| 13 | Novas Tecnologias Educacionais | 15 | |
| 14 | Propostas Curriculares na Educação | 20 | |
| 15 | Metodologia Científica e Tópicos Especiais | 40 | |
| 16 | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (optativa) | 40 | |
| 17 | Estágio Curricular Supervisionado (optativa) | 20 | |
| Total obrigatórias | 360 | ||
| Total optativas | 60 | ||
| Total geral | 420 | ||