OBJETIVO
Formar neuropsicopedagogos capazes de aplicar os conhecimentos sobre o cérebro humano, processos neurocognitivos e suas aplicações em estratégias neuropsicopedagógicas, atuando em diferentes instituições acadêmicas, clínicas e/ou hospitalares, afim de garantir melhores resultados do processo de aprendizagem em diferentes contextos sociais.
PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados nas áreas da educação e/ou saúde como pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos escolares e educacionais, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação especial e inclusiva e todos aqueles pertencentes às áreas afins ligadas à educação e saúde da região de implantação do curso.
NÚMERO DE VAGAS E TURMAS
Serão ofertadas na abertura do curso cem (100) vagas, organizadas a partir da oferta de duas turmas de cinquenta (50) alunos.
CARGA HORÁRIA
O curso será ministrado de forma presencial e possuirá carga horária de 360 horas para as disciplinas e 100 horas de vivência profissional.
MATRIZ CURRICULAR
MÓDULO | Disciplina | Carga horária (horas) |
I – Fundamentos da Neuropsicopedagogia | Histórico, importância e contribuições da neuropsicopedagogia | 40 |
Neuropsciopedagogia institucional e clínica: conceitos e aplicações | 40 | |
Pilares da educação inclusiva e comunicação alternativa para pessoas com deficiência | 40 | |
II – Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem | Desenvolvimento psicomotor | 30 |
Educação da pessoa com deficiência auditiva Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 30 | |
Educação da pessoa com deficiência intelectual | 30 | |
Educação da pessoa com deficiência visual e Sistema BRAILLE | 30 | |
III – Neurobiologia da aprendizagem | Bases neurobiológicas da aprendizagem | 40 |
Psicometria aplicada à avaliação neuropsicopedagógica | 40 | |
Metodologia científica | 40 | |
Vivências e práticas em neuropsicopedagogia clínica e institucional | 100 h | |
Total | 460h |