Olá, é com muita alegria lhes desejamos boas-vindas!
Me chamo Aécio Nogueira, sou professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem da FASPE. Enfermeiro pela FENFA, hoje ESSA – Escola Superior de Saúde de Arcoverde, Mestre em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco – UPE. Especialista em: Saúde Pública (Universidade Castelo Branco – UCB), Saúde da Família (Universidade Federal do Maranhão – UFMA), Saúde Indígena (Universidade Federal de São Paulo – Unifesp) e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN). Tenho experiência profissional na Gestão da Saúde Pública e Hospitalar, na Vigilância e atualmente na assistência à Saúde Indígena, além de Gestão e Docência no Ensino Técnico e Superior na área da saúde e na Educação a Distância na Universidade Aberta do Brasil – UAB, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e Faculdade em Enfermagem Nossa Senha das Graças – FENSG/UPE.
É uma imensa satisfação lecionar e coordenar o curso da FASPE que está inserida não só no nosso território físico, mas no território social e cultural que também é vivo, no qual habitamos desde que nascemos como sertanejos e coabitamos com tantos outros que se apaixonaram por nossos encantos! A educação nos move e nos torna sujeitos proativos do processo de cura e cuidado com ações de promoção e prevenção, fortalecendo os laços, vínculos e a longitudinalidade na atenção à saúde no Sertão Pernambucano.
Aqui na FASPE, a vivência da prática pelo discente se inicia desde o primeiro período e esse diferencial projeta futuros profissionais mais experientes e humanos na prestação de cuidados.
Além disso, os três eixos acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão) nos ajuda a formá-los com mais qualidade e aptidão para o mercado de trabalho.
Nosso corpo Docente é composto de Especialistas, Mestres e Doutores com vasta experiência. As aulas acontecem de forma interativa, unindo teórica e prática, não somente no formato tradicional de sala de aula, mas nos laboratórios da instituição ou mesmo in loco. Preparamos à melhor estrutura, matriz e grade curricular da região para te receber!
O Discente da FASPE, ao longo sua formação, tem vários campos de estágio, visitas técnicas, participação em congressos internacionais, nacionais, regionais e Semanas de Enfermagem para ao fim do curso estar preparado para seguir na vida acadêmica, seja nas seleções de mestrado ou de residência.
Cada membro da equipe que compõe a Faculdade de Saúde do Sertão Pernambuco, o Diretor Geral, o Diretor Acadêmico e o Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem estão de braços abertos para receber você ou sua turma para uma visita agendada, que te encantará e te conquistará como nosso discente.
FASPE: Um novo futuro te espera!
Prof. Me.: Aécio Nogueira
Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem
Portaria DG 002 de 2023
O curso
O curso de Enfermagem desta instituição de ensino pauta-se em uma construção favorável à adequação do conhecimento às exigências do atual mercado de trabalho. Portanto, a construção do currículo integrado e a flexibilidade da organização dos conteúdos organizados em módulos, contribuirão significativamente para a aproximação da filosofia do curso à realidade e necessidades do Sistema de Saúde.
Ensino-aprendizagem
O presente curso propõe garantir e aperfeiçoar, através do processo ensino-aprendizagem, a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida da população. Assim, a formação da (o) Enfermeira (o) deve atender às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.
Neste sentido, não se deseja aqui, formar um profissional centrado somente na doença e no hospital. Propõe-se um perfil profissional com toda ênfase na saúde e em seus eventos desencadeantes e correlacionados, um(a) enfermeira(o) que, através da educação, da ética e da cidadania, tenha competência para realizar, a partir do campo da saúde e intervenções que contribuam efetivamente para a transformação da realidade social.
Formação científica e social
Esta percepção está ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacional do curso de graduação em enfermagem, no seu Art. 5º, Parágrafo Único, determina a formação da(o) enfermeira(o) de modo a atender às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento.
O Sistema Único de Saúde – SUS tem como grande desafio a implantação de um modelo substitutivo de práticas de atenção à saúde, capaz de romper com o modelo hegemônico centrado no atendimento médico-hospitalar individualizado que privilegia a doença e a cura, para um modelo de Atenção à Saúde pautada em ações de promoção da saúde, proteção e recuperação dos indivíduos e das famílias em seu habitat. Esse desafio tem aparecido constantemente nas propostas de mudanças na formação de recursos humanos, exigindo uma formação direcionada a realidade para atender as exigências do sistema de saúde em uma sociedade em constante transformação. O conceito de saúde assumido no presente projeto não se associa à ausência de doenças, mas sim, à perspectiva da qualidade de vida.
Currículo integrado
O curso de Enfermagem desta instituição de ensino pauta-se em uma construção favorável à adequação do conhecimento às exigências do atual mercado de trabalho. Portanto, a construção do currículo integrado e a flexibilidade da organização dos conteúdos organizados em módulos, contribuirão significativamente para a aproximação da filosofia do curso à realidade e necessidades do Sistema de Saúde.
A organização modular permite a inserção de conteúdos da realidade de acordo com os vários cenários do mercado e a(o)s enfermeira(o)s egresso(s) que poderão construir a sua prática em consonância com as exigências da Política Nacional de Assistência à Saúde, em diversos municípios da região, como também em outros cenários do país.
Fazer o curso de Bacharelado na FASPE irá proporcionar ao aluno, a construção de habilidades e competências para atuar na realidade local de forma ética e oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão associadas à realidade do Sistema Único de Saúde, desde o início da graduação, formando profissionais para o mercado real de necessidades de saúde.
Todo o acesso para sua formação
O Discente FASPE terá a sua disposição técnicos administrativos e um corpo docentes composto especialistas lato sensu, especialistas em formato de residência multiprofissional e uniprofissional, mestres e doutores e todos atuantes nas suas respectivas áreas de formação. Nossos professores, irão atuar de forma eficiente e eficaz, dentro das disciplinas proposta pela matriz curricular e serão o elo entre o serviço de ensino aprendizagem e a instituição.
Considerando que as Teorias de Enfermagem, devam direcionar as ações dos enfermeiros, responsabilizando-os pelo planejamento do cuidado a ser prestado aos clientes. Elas servirão de referencial para a análise da prática de enfermagem, em todos os módulos que integram a presente proposta curricular, bem como para os princípios da assistência de enfermagem.
Neste sentido, não elegemos uma teoria específica para orientar a nossa prática, por compreendermos que caberá aos docentes, oportunizar ao discente, o contato com as diversas teorias, a fim de que possa analisar a sua aplicabilidade de acordo com a exigência do caso e características do serviço. Portanto, a aplicabilidade de várias teorias, orientará o trabalho dos profissionais enfermeiros, egressos, para um processo contínuo de planejamento e avaliação das suas ações.
Vem ser aluno FASPE
O grande desafio na ampliação do mercado de trabalho é adotar práticas na formação profissional coerentes com o novo Modelo de Atenção à Saúde o qual preconiza uma atenção integral ao sujeito. Para superar este desafio, os discentes da FASPE irão adentrar aos campos de prática profissional no primeiro módulo, com supervisão dos professores FASPE. Nosso objetivo é que os alunos conheçam todas as áreas profissionais que seja de atuação do Enfermeiro(a), e assim possam impactar de forma positiva os lugares por ondem prestem assistência direta e indireta da Enfermagem.