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Enfermagem

Olá, lhe desejo boas-vindas à família FASPE.

Antes de tudo, quero me apresentar. Me chamo Túlio Alves, sou Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Saúde da Família em formato de Residência pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Tenho experiência profissional em Saúde da Família, Enfermagem clínica, Gestão e Docência no Ensino Superior.

Ser Coordenador e Docente da FASPE é de grande privilégio e importância para o cenário atual. Através da educação iremos transformar vidas e realizar sonhos no sertão Pernambucano. O curso de Bacharelado em Enfermagem da FASPE visa formar profissionais de Enfermagem para atuar de forma ética e compromissada em todas as áreas do cuidar, na gestão, na docência ou na área em que o futuro Enfermeiro (a) venha atuar.

O grande diferencial do nosso curso é que o aluno já entrará em prática com o seu futuro profissional logo no primeiro período. Iremos realizar a tríade: ensino, pesquisa e extensão, atividades que são desenvolvidas em Universidades de renome. O corpo Docente do nosso curso será composto de Especialistas, Mestres e Doutores com vasta experiência no mercado de trabalho. No âmbito acadêmico, nossas aulas irão acontecer de forma interativa, com aulas práticas seja em loco ou nos laboratórios equipados dentro da instituição. Vale salientar que temos à melhor estrutura, matriz e grade curricular da região.

O Discente FASPE irá contar com vários campos de estágio para sua formação, visitas técnicas, participação em congresso internacionais, nacionais, regionais, semanas de Enfermagem para que ele saia preparado para as seleções de mestrado e de residência.

A Faculdade de Saúde do Sertão Pernambuco e a Coordenação do Curso do Bacharelado em Enfermagem terá o prazer de lhe receber para uma visita agendada e posteriormente como nosso discente. 

FASPE: Fazendo parte do seu sonho.

Prof. Túlio Alves
Coordenador do Curso do Bacharelado em Enfermagem
Portaria DG 003 de 2019


O curso

O curso de Enfermagem desta instituição de ensino pauta-se em uma construção favorável à adequação do conhecimento às exigências do atual mercado de trabalho. Portanto, a construção do currículo integrado e a flexibilidade da organização dos conteúdos organizados em módulos, contribuirão significativamente para a aproximação da filosofia do curso à realidade e necessidades do Sistema de Saúde.

Ensino-aprendizagem

O presente curso propõe garantir e aperfeiçoar, através do processo ensino-aprendizagem, a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida da população. Assim, a formação da (o) Enfermeira (o) deve atender às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

Neste sentido, não se deseja aqui, formar um profissional centrado somente na doença e no hospital. Propõe-se um perfil profissional com toda ênfase na saúde e em seus eventos desencadeantes e correlacionados, um(a) enfermeira(o) que, através da educação, da ética e da cidadania, tenha competência para realizar, a partir do campo da saúde e intervenções que contribuam efetivamente para a transformação da realidade social.

Formação científica e social

Esta percepção está ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacional do curso de graduação em enfermagem, no seu Art. 5º, Parágrafo Único, determina a formação da(o) enfermeira(o) de modo a atender às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento.

O Sistema Único de Saúde – SUS tem como grande desafio a implantação de um modelo substitutivo de práticas de atenção à saúde, capaz de romper com o modelo hegemônico centrado no atendimento médico-hospitalar individualizado que privilegia a doença e a cura, para um modelo de Atenção à Saúde pautada em ações de promoção da saúde, proteção e recuperação dos indivíduos e das famílias em seu habitat. Esse desafio tem aparecido constantemente nas propostas de mudanças na formação de recursos humanos, exigindo uma formação direcionada a realidade para atender as exigências do sistema de saúde em uma sociedade em constante transformação. O conceito de saúde assumido no presente projeto não se associa à ausência de doenças, mas sim, à perspectiva da qualidade de vida.

Currículo integrado

O curso de Enfermagem desta instituição de ensino pauta-se em uma construção favorável à adequação do conhecimento às exigências do atual mercado de trabalho. Portanto, a construção do currículo integrado e a flexibilidade da organização dos conteúdos organizados em módulos, contribuirão significativamente para a aproximação da filosofia do curso à realidade e necessidades do Sistema de Saúde.

A organização modular permite a inserção de conteúdos da realidade de acordo com os vários cenários do mercado e a(o)s enfermeira(o)s egresso(s) que poderão construir a sua prática em consonância com as exigências da Política Nacional de Assistência à Saúde, em diversos municípios da região, como também em outros cenários do país.

Fazer o curso de Bacharelado na FASPE irá proporcionar ao aluno, a construção de habilidades e competências para atuar na realidade local de forma ética e oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão associadas à realidade do Sistema Único de Saúde, desde o início da graduação, formando profissionais para o mercado real de necessidades de saúde.

Todo o acesso para sua formação

O Discente FASPE terá a sua disposição técnicos administrativos e um corpo docentes composto especialistas lato sensu, especialistas em formato de residência multiprofissional e uniprofissional, mestres e doutores e todos atuantes nas suas respectivas áreas de formação. Nossos professores, irão atuar de forma eficiente e eficaz, dentro das disciplinas proposta pela matriz curricular e serão o elo entre o serviço de ensino aprendizagem e a instituição.

Considerando que as Teorias de Enfermagem, devam direcionar as ações dos enfermeiros, responsabilizando-os pelo planejamento do cuidado a ser prestado aos clientes. Elas servirão de referencial para a análise da prática de enfermagem, em todos os módulos que integram a presente proposta curricular, bem como para os princípios da assistência de enfermagem.

Neste sentido, não elegemos uma teoria específica para orientar a nossa prática, por compreendermos que caberá aos docentes, oportunizar ao discente, o contato com as diversas teorias, a fim de que possa analisar a sua aplicabilidade de acordo com a exigência do caso e características do serviço. Portanto, a aplicabilidade de várias teorias, orientará o trabalho dos profissionais enfermeiros, egressos, para um processo contínuo de planejamento e avaliação das suas ações.


Vem ser aluno FASPE

O grande desafio na ampliação do mercado de trabalho é adotar práticas na formação profissional coerentes com o novo Modelo de Atenção à Saúde o qual preconiza uma atenção integral ao sujeito. Para superar este desafio, os discentes da FASPE irão adentrar aos campos de prática profissional no primeiro módulo, com supervisão dos professores FASPE. Nosso objetivo é que os alunos conheçam todas as áreas profissionais que seja de atuação do Enfermeiro(a), e assim possam impactar de forma positiva os lugares por ondem prestem assistência direta e indireta da Enfermagem.